domingo

Até onde a surrealidade nos levar

Publicado a 09-09-2008
"LoveHateDreamsLifeWorkPlayFriendshipSex"
Tagline retirada do filme Vanilla Sky, de 2001, baseado no filme "Abre Los Ojos", de Alejandro Amenábar e Mateo Gil. http://www.imdb.com/title/tt0259711/

A vida numa forma de arte. Todos nós entendemos a vida como uma rotina quotidiana, como uma procura em alcançar objectivos e transformar felicidades. Viver tornou-se um cálculo demasiado paradigmático. Trabalhar para receber, receber para gastar, gastar para trabalhar e tudo isto é um imenso circulo vicioso do qual nos embrenhamos até não ter consciência da forma pura das coisas. Viver é respirar. Sentir que todos os dias pode haver algo diferente. Ganhar o Euromilhões ou receber um abraço inesperado. Ser promovido ou sonhar com o futuro. Ser melhor que o colega do lado ou escrever um conto sublime. Viver pode ser feito de pequenas coisas grandiosas. Viver é pintar algo de novo, é esculpir ideias diferentes, é bordar paixões, filmar o amor, cantar um orgasmo, bailar num lago, construir aquilo que nunca jamais ninguém ousou sequer pensar. A vida numa forma de arte. É neste sentimento que proponho um mergulho na próxima "semana" do Edificio Magnolia.
Na verdade, as "semanas" dos inquilinos cada vez têm sido mais longas, com um espaço de divulgação cada vez mais distante. Eu sei. Eu entendo. O Edificio Magnólia têm andado adormecido. Em parte, a culpa é do Narrador. Vida profissional, outros projectos que se intrometeram, calor, repouso, algumas férias. Cansaço? Algum, talvez. Desânimo? Uma pontinha. Neste blogue existem cinco ou seis leitores cativos, aos quais quem narra e quem vive as paredes do Edificio agradecem a atenção e as palavras. Mas ainda assim, é difícil encontrar forças constantes para escrever para o mundo da net e nem sempre sentir o melhor feed-back. Isto não é uma queixa, é um mero desabafo, que procura justificar as longas ausências que têm ocorrido. Em parte deve-se a isso, no entanto, é acima de tudo porque Agosto tem sido um mês complexo. Isto não significa que o Edificio Magnólia está a morrer. Pelo menos eu acho que não. Eu pretendo mantê-lo vivo. Nem que seja para os cinco ou seis leitores. Isto não significa também que tenha havido uma falta de histórias ou criatividade ou imaginação para as contar. Pelo contrário. A essência mantém-se lá. As histórias já estão vividas, sem alterações, mas com muitas novidades. Falta apenas descrevê-las, torná-las vivas, procurar torná-las artísticas. E a ansiedade de as querer contar precipita-se na falta de tempo e estímulo para o fazer em condições. Aos que gostam do Edifício Magnólia. Aos que ainda acreditam nesta ideia. Aguardem, por favor. Os seis apartamentos voltaram oportunamente. E uma enorme surpresa ainda está reservada.
Quanto ao Magnolium Comentários, já lá vai algum tempo desde a última atribuição da Menção, intrinssecamente característico à vida do Edifício. A Lize foi a última contemplada e continua a ser uma fiel detentora do "prémio". Dois meses depois, e apesar de não serem muitos os motivos para encontrar novos nomeados, é importante fazer duas referências. Uma aos leitores habituais, que apesar da distância que quem narra tem evidenciado, continuam a prazentear-nos com palavras queridas, reveladoras do gosto que julgo ainda manterem pelo espaço. Outra à nossa mencionada desta "semana". A Red Light Special é outra das pioneiras do blogue. É uma leitora que nos acompanha desde início, não obstante algumas ausências compreensíveis. De qualquer forma, e tendo em conta o último comentário que ela colocou, é entregue com alguma justiça o Magnolium Comentários de 09 de Setembro. Por todos os comentários que já aqui passaram dela e pelas palavras recentes, que criaram um estimulo rejuvenescido, quer nas vidas dos inquilinos, quer na forma de ver o Edifício de quem narra. Na esperança que para além de pioneira, a Red Light veja o envelhecer das paredes do Edifício, entregamos esta Menção com respeito, agradecimento e carinho.
O Edifício continua vivo. Veremos em que moldes tal decorre, mas desde já fica a promessa de que tal sítio não morreu. A todos os que ainda continuam a espreitar pela porta de entrada, os maiores agradecimentos e cumprimentos. Amor, ódios, sonhos, vida trabalho, energia, amizade, sexo. Tudo isto se descobre por entre estas paredes.

15 comentários:

Blogues Eróticos disse...

Já estava com saudades dos inquilinos...
De facto o Verão é sempre altura de muita inactividade na blogosfera. Eu próprio mantive o "blogues eróticos tugas" parado durante uns tempos... E a actualização dos blogues que lá constam, tem sido igualmente rara.
Não sei se será só do Verão ou se a pica geral foi a baixo.
A chegada do Outono, com a sua chuva e frio, vai certamente trazer-nos a todos para mais perto dos monitores e teclados e parece-me que voltará tudo à normalidade.
Aproveito o espaço para desafiar todos os inquilinos e visitantes do edifício a mostrar-nos mais blogues com qualidade e que não constem da nossa lista.
Desejos de boas postagens e boas leituras para todos e até já!

Papinha disse...

Magnólia,

Que bom ver que o edifício continua vivo, e que o que nos espera seja tão bom com o que nos tens dado até hoje!!
Espreito todas as manhãs a entrada do edifício e assim continuarei a fazê-lo. Aqui fica um beijinho muito grande e parabéns à Red light special pela menção recebida!!!

Espalhem aromas pela vossa vida, para que possam sempre sorrir... ;)

* ah pois é... já tenho blog e gostava de por lá a menção que me foi atribuída mas não sei como fazê-lo... ajudas-me?

Red Light Special disse...

Fiquei emocionada agora... pronto, já está! A Red chorona em acção!
Sabes Magnólia, acho q o teu edifício está a tornar-se mais que isso: falas em obstáculos, em "pedras no caminho", que precisas de contornar, que comprometem a velocidade da tua escrita. Porém nunca a qualidade da mesma! Sou fã deste teu cantinho e serei sempre, o tempo para escrever no RedLightSpecial é que é pouco, para visitar outros blogs muito menos. Fernando Pessoa disse um dia: "Pedras no caminho? Junto-as todas, um dia construirei um castelo."! Pois eu acho que pelo andar da carruagem o teu edifício um dia vira castelo, palácio quem sabe, conhecido por todos, desejado pelas prateleiras de qualquer livraria e avidamente procurado por leitores. Como já te disse, no dia em q houver uma sessão de autógrafos lá estarei para ser das primeiras a receber essa honra.
Até lá só te posso continuar a desejar boa sorte e que mantenhas a tua inspiração. Deste lado o meu sincero OBRIGADA.

luafeiticeira disse...

Até que enfim, a porta do Edifício Magnólia foi reaberte, de repente, pareceu que otinham expulso os seus moradores e o tinham destruido para aí edificarem, quiçá, um Centro Comercial.
os cuscos do prédio esperam que os vidros estejam bem limpos para espreitarem as relações espantosas a que estão habituados.
Beijos da Bela ou do Monstro, como preferires...

Shelyak disse...

Ahhhh felizmente que ainda estás aí! Bem, uma coisa já se sabe: tendo tu falado em narrador, eliminaste já algumas das personagens que podem o tal real :)
Tenho vindo aqui regularmente embora, por vezes, não deixe comentário o que, sei sim, é sempre agradável de ler.
Mas também já deves ter notado quando se trata da Helena e Rodrigo, aqui estou a deixar o meu rasto...talvez por ser mais perverso, sei lá! :)))
Keep it up, narrador!:)))
Abraço

Lize disse...

Quando reparo que há um novo post no blog quase que salto da cadeira :P Mesmo depois deste tempo todo a acompanhar o Edifício, acho que todos continuamos a admirar a forma como escreves Magnólia, e também continuamos viciados nestes moradores bastante eróticos.
Deixei de ser a mais recente contemplada Magnolium... Mas também tive dois meses com o tal título! Por isso só posso dar os parabéns à Red Light e esperar que os comentários de leitores do Edifício aumentem, para poderes ter sempre muita escolha para a quem dar o prémio :P Espero pelas revelações desta "semana".
Beijocas

Lize disse...

E sim, já rói um grande bicho aqui dentro. Que vai roer bastante porque não sei quando volto. Chama-se bicho da saudade e às vezes só me apetece pegar numa espingarda e dar um tiro ao bicho :P Pronto, estou violenta hoje ;P
Mais uma vez, beijocas :)

Magnolia disse...

BLOGUES ERÒTICOS, talvez seja do Verão, ou talvez muita coincid~encia. Até porque não se pode garantir que a apatia bloguista não entre pelo Outono dentro. Esperemos efectivamente que não. Existe um blogue que era salutar divulgar mas que já não o consigo encontrar. Assim que o fizer, colocaremos no vosso blogue.
PAPINHA, entrar neste blogue é efectivamente como entrar num Edificio que se espera fascinante. Mesmo que não haja novidades, sabe sempre bem tocar, respirar, ver, sentir, aguardando por algo de diferente que possa de certa maneira mudar os nossos dias.
RED LIGHT SPECIAL, não existem lugar para agradecimentos, apenas para um natural evidência daquilo que acontece no Edificio. Ou seja, os leitores habituais fazem sempre parte deste espaço. Com ou sem comentários. Quando houver uma sessão de autógrafos receberás o convite. Quanto ao Fernando Pessoa, parte do pensamento deste post vem desse lema. Esperemos que o Edificio não seja um castelo de areia :)
LUA FEITICEIRA, nunca se venderá um espaço destes para dar lugar a um centro comercial. Pelo menos neste lote. Na rua, quem sabe.......
A Bela e o Monstro merece um aprofundamento, uma sequela, mas isso tem que ser dito no teu espaço. :)
beijinhos
SHELYAK, as aparências iludem!... :) Mas de qualquer forma, cá esperamos pelos teus comentários na Helena e Rodrigo.
LIZE, não ficas chateada por não teres evidenciado o teu prémio à entrada do Edificio? :) Acho que dois meses é aquilo que se chama condecoração efectiva. Mas a vida prossegue. Quem sabe se brevemente não recebes outro Magnolium?
Vamos ver o ritmo das revelaçoes desta "semana".
Quanto ao bicho, o mais fácil é guardá-lo num recanto e soltá-lo para uma próxima oportunidade
beijinhos

chuva boa disse...

eu sou leitora assídua do teu espaço! mas comentar é raro, mas nao deixo de vir cá sempre à procura de novidades. é melhor do que qualquer serie!

Anónimo disse...

Magnólia:

Aqui estou a deixar o meu breve comentário.
Era leitor assíduo deste Blog. Acompanhava as aventuras e desventuras dos inquilinos, sempre à espera do que estaria para acontecer a seguir...
Só que cansei de vir aqui todos os dias e deparar com "Meia noite e dois" semanas a fio...
Hoje voltei e espero que seja para valer.
Compreendo o cansaço, mas não te deixes ir abaixo!
Um abraço

Sarah disse...

As saudades que eu tenho da vida do Edificio Magnólia!! Passei o verão a espreitar, sempre à espera de novidades... Mas conclui que o narrador e os inquilinos haviam tirado férias. Ora bem, merecidas, claro está! Mas as saudades, essas ficaram, inevitavelmente!
Surpresa agradável ver a promessa do vosso regresso!! Ansiosa pelas novidades!! Nós, leitores fiéis, sabemos esperar, porque, acredite quem não conhece este edifíco, vale mesmo a pena esperar!!
Confissão para terminar: já tinha vindo cá antes e visto a promessa de regresso, mas estava sem inspiração para comentar devidamente... Sim, porque a Sarah também esteve de férias e ainda está a recuperar a inspiração...
Até (muito) breve!
Beijo doce

Magnolia disse...

CHUVA BOA, esta série que tu acompanhas está com uma espécie de greve de argumentistas e de actores ( tipo Hollywood ). Com pequenos intervalos para mostrar às pessoas que não é uma greve efectiva. Mas agradeço-te as passagens e os comentários.
MADURO, as tuas palavras são fortes, mas são acertadas :) Tens razão, até quem narra se cansou de ver aquele titulo. Isto não vai abaixo. Nem mesmo com ordem de despejo :)
SARAH, será breve. Muito breve não sei. Mas novas revelações serão breves. Em Janeiro, não julguei que pudesse haver férias de blogues, mas a realidade é bem mais complexa que essa. Não são férias. São interrupções prolongadas. Agradeço-te as palavras e espero que essa ansiedade não esmureça.

Anónimo disse...

Minha querida, tens muito jeito para escrever. Fiquei "colada" ao ecrã. Parabéns. :)

Anónimo disse...

como os inquilinos também estive muito ausente, apesar de ainda nao ter tido férias :(
fico feliz pelo regresso deles :)

luafeiticeira disse...

Será que o proprietário fugiu ne novo? tenho mais posts e nem nos comentários aparece...
beijos e espero que esteja tudo bem