domingo

Porque todos podem ser cuscos

Publicado a 08-05-08
"And it is in the humble opinion of this narrator that this is not just "Something That Happened." This cannot be "One of Those Things...” This, please, cannot be that. And for what I would like to say, I can't. This Was Not Just A Matter Of Chance. Ohhhh. These strange things happen all the time."*
Retirado, na versão original, da narração do filme Magnolia, de 1999, realizado por Paul Thomas Anderson http://www.imdb.com/title/tt0175880/
-
O Edificio Magnolia tem pautado por uma regularidade de visitas, de certa forma inesperada. Com os meios disponiveis na rede virtual, é possivel verificar as estatisticas quer das visitas efectuadas, quer das portas que os leitores percorrem, quer do local de onde provém, mas também da confrontação de todos estes dados, os quais todos os inquilinos do prédio têm acesso. Exceptuando a quebra geral ao fim-de-semana e alguns feriados, onde os leitores procuram libertar a mente do mundo bloguista e pondo de parte a quebra de postagens que este blogue vai sofrendo, o Edificio tem uma média, que na opinião de todos os moradores e também Narrador, é considerada extremamente positiva. Não se trata de uma obsessão por números, não se trata de uma guerra de audiências ou de uma procura em ter todos os leitores possiveis. A estatistica feita às visitas do Edificio prende-se com a curiosidade de conhecer os visitantes e os seus hábitos quando visitam os diferentes espaços disponiveis. Só assim é possivel tornar as postagens melhores, só assim é possivel ter uma constante motivação em revelar os segredos mais intimos dos moradores deste prédio. E para além de todas as visitas, de todas as votações, de todas as rotinas que é possivel criar em quem nos lê, o blogue pretende ter cada vez mais os leitores activos. Presentes. Criticos. Nobres em palavras. Ferozes nas intervenções. Imaginativos nas sugestões e projecções. O Edificio, com em qualquer blogue gosta de ler comentários. Afinal, também é esse o propósito da blogosfera e um dos elementos vitais na sobrevivência de portais como o Blogger. Opinião gera postagem. Postagem cria comentário. Comentário traduz-se em participação. Participação transforma-se em reacções. Reacções levam a opinião. E todo este circulo vicioso acaba sempre em novas postagens. Em melhores postagens. Neste caso concreto, uma procura constante em tornar o Edificio mais aliciante. Mas para isso, também é necessário, obviamente, a participação activa de quem lê este blogue. Não só de quem já comenta frequentemente. A todos esses, que sabem quem são, o mais sincero agradecimento do condominio do Edificio, por darem eco aos sentimentos dos moradores. Mas a participação também tem que vir de quem lê anonimamente. De quem visita mas só vê. A estes, que são muitos, os moradores também querem que participem. Que digam de vossa justiça. Que considerem o que é plausivel de julgar. Que se queixem pelas mais surreais objecções. Que tragam um novo espirito à existência do Edificio. Mais uma vez, só assim é possivel continuar a dar uma continuidade frequente, emotiva e apaixonante da vida de todos os inquilinos.
Assim, e porque os inquilinos, o condominio e o narrador valorizam quem os visita e essencialmente quem os comenta, a gestão de condominio do Edificio Magnolia decidiram criar uma menção especial às melhores opiniões emitidas na caixa de correio do prédio. Seja no 1º direito ou no 3º esquerdo. Pode ser dirigida directamente à Lúcia ou tão só ao Narrador. São aceites criticas ou sugestões, perspectivas ou pensamentos, resumos ou pedidos. Desde já, esta referência passa a ser designada por Menção Especial Magnolium comentários. Porque daqui em diante, os comentários e cusquices irão ser valorizados mais do que nunca no Edificio Magnolia. Queremos congratular aqueles que tornam o quotidiano deste prédio um lugar ainda mais especial. Todas as semanas será entregue virtualmente uma menção honrosa ao visitante mais activo do blogue. Aquele que deixar os comentários mais originais. Aquele que se considerar preso aos relatos - de um apartamento em especifico ou do prédio em geral. Aquele que transmitir alma em cada comentário. Tal menção será colocada com carácter regular na barra lateral desta página e poderá ser inserida no blogue/site do leitor a quem foi atribuida a menção, ou ainda que o mesmo não tenha blogue, será feito um slideshow na barra lateral deste espaço divulgando os sucessivos mencionados semanais. A Menção só é transmissivel pelo Condominio do Edificio Magnolia ao premiado, tal como o selo inerente.
Nesta semana de arranque, e apesar de ter havido outros fortes candidatos que brevemente serão referenciados, a primeira Menção Especial Magnolium comentários é atribuida à Lua Feiticeira. Por ser uma das leitoras pioneiras do Edificio. Por manter uma regularidade saudável de comentários soberbos, mas também criticos e sugestivos. Pela forma como vive as diferentes inquilinos de uma forma intensa. Por elogiar os novos arranjos florais do Edificio. E por ter reservado um carinho especial de todos os intervenientes na vida deste Edificio, ela é a primeira bloguista/leitora a constar deste prémio virtual surreal. Esperemos que seja unânime a entrega do selo entre todos os que nos visitam. Esperemos que seja um incentivo quer a ver os comentários da Lua, quer a dar uma longa espreitadela à pagina desta criativa escritora. Ansiamos que este possa ser a primeira de muitas menções. Aqui no Edificio aguarda-se com expectativa de que esta ideia possa ser tão estimulante e entusiasmante para si, como está a ser para todos os inquilinos e Narrador.
Você é o elo mais importante deste lugar. Se não se fizer ouvir, ninguém o escutará. E se as paredes deste Edificio são praticamente transparentes, também têm ouvidos. Faça-se ouvir, nós teremos sempre todo o gosto em o receber e escutar.

* E é na humilde opinião deste narrador que isto não é só "Algo Que Aconteceu". Isto não pode ser "Uma Daquelas Coisas..." Isto, por favor, não pode ser isso. E por aquilo que eu gostaria de dizer, eu não posso. Isto Não Foi Só Uma Obra Do Acaso. Ohhhh. Estas coisas estranhas acontecem a toda a hora.

17 comentários:

luafeiticeira disse...

Tenho que ser rápida porque o teclado ainda se pode estragar tal é a baba que me cai. Não me podias ter sensibilizado mais. Aproveito para te informar que conheço quem te siga assiduamente, mas que imprime todos os teus textos para ler mais calmamente. Eu, como sou avessa a destruição de papel, sem qualquer ofensa, claro, leio-te no monitor e, por isso, comento sempre, aliás seria incapaz de ler os teus textos soberbos e não deixar uma nota. OBRIGADA. Vou pendurar este prémio e, já não porque acabei de deixar um post quando vi o cometário onde me davas a informação desta taça, assim que puder farei dele um post.
Beijos ranhosos

Magnolia disse...

Podia ter sensibilizado mais. A Menção podia vir em conjunto com um prémio monetário, ou algo do género. Acho que é o teu procedimento e a tua forma única de comentar que fez com que o primeiro selo fosse dedicado a ti. Mais uma vez, existem outros que o merecem e irão ser mencionados, mas é exactamente pelos cinco comentários oportunos que valeu a pena criar esta nova ideia aqui no blogue. São comentários com elogio, com critica, com vivacidade, com ideias intrinsecas em relação à vida das personagens. No fundo, são comentários com alma. Comentários Magnolium :)
Agradeço-te seres leitora assidua, em papel ou não e muito sinceramente, que continues por cá
Beijinhos.

Anónimo disse...

Magnólia
Primeiro parabéns- Pela quantidade das visitas que tem recebido
Segundo parabéns - Pela criação do troféu Magnolium
Terceiro parabens- Pela condecoração da Lua Feiticeira
Abraço ou beijo
Julio 135

Sarah disse...

Obrigada pela visita ao meu cantinho. Volta sempre!
Quanto ao teu, do que vi, gostei. por isso, voltarei com mais calma ;)

beijo doce

P.S. gostei da ideia de premiar os visitantes :)

Anónimo disse...

Eu não posso deixar de sorrir pela criação deste prémio e pela premiada que é alguém que nos sabota saudavelmente os pensamentos.

Magnólia o Edíficiio continua surpreendente, ouço e vejo coisas inolvidáveis. Sorrateiramente passeio a ler cada texto, a sorver cada nova cor, envolvendo-me nos sinais que vou prevendo entre as paredes do Edíficio. Sorrio com o desvendar de prazeres dos inquilinos, na forma liberal e intensa como vivem a sua sexualidade, permitem-se alcançar sempre mais, espantam-se com o infiinito que é o mundo da partilha de sensações.
Enterneço-me com um "amo-te" sussurrado enquanto as mãos já desejam outro corpo. Assumo o meu lado voyeur no Jacuzzi que me faz quase sentir entre as cálidas águas e os braços que desejam sem prender.
Fascina-me a dualidade de Ana e Rafael, o despudor de viverem do avesso e no entanto entregarem a alma cada vez que se têm.

Magnólia: excitante, viciante, vibrante um verdadeiro... orgasmo virtual!

Anónimo disse...

Continuo a apreciar o blog pela escrita... adorei as flores mas preferia o rosa a estender-se sem o preto lateral...

Anonimo do Algarve disse...

É sempre um prazer passar por este blog e ler estes fantasticos e excitantes posts, nem sempre c tempo p comentar, mas sempre p ler estas belissimas historias em volta do Edificio Magnolia.
Dou os meus parabens pelas hstorias, pela escrita cuidada.
Simplesmente é viciante ler o seu blog mais uma vez parabens.

Bad Girl disse...

Um dos meus filmes preferidos, um texto óptimo. Voltarei a este edifício... desde que não haja reunião de condóminos.
B3ijos

Blogues Eróticos disse...

Muito merecida esta primeira distinção. De facto a Lua Feiticeira é o deleite de qualquer bloguista. A sua passagem deixa sempre alento. Uma pequena sugestão ao condomínio, e não me levem a mal, mas mandem pintar um acento no segundo "i" de "edifício" na placa do pórtico do prédio... é que o pintor esqueceu-se... lol.
Ainda bem que o Jacuzzi está no topo do edifício porque ainda pode dar jeito para apagar o incêndio eminente. Até eu já olho para os vizinhos do meu prédio de forma diferente!
"Keep on the good job"
Este blogue faz lembrar boas séries de televisão, acaba um episódio e já queremos ver o outro.
Será que ainda vamos ver o Edifício Magnólia no pequeno ecrã? Era bom sinal!
Parabéns mais uma vez.
O "blogues eróticos" tem estado paradito mas é só por falta de tempo.

Anónimo disse...

Demorei um mês inteiro (com uma semana de intervalo porque não tive acesso à internet) a ler todos os posts. E o momento por que tanto esperava finalmente acabou por chegar: li o último post que escreveste. Por isso a partir de agora, vou comentar sempre, sempre que possível. E a verdade é que sim, sou quase obcecada pelo edifício, pelos seus moradores, pelo seu erotismo.
Aqui tens uma fã :)
Beijocas

MARIA MERCEDES disse...

Passei para te dar um beijinho de sucesso!

Anónimo disse...

Gostava de ter uma Helena como vizinha.....

Templo do Giraldo disse...

Ora viva meu caro de amigo, tenho andando um bocado desligado do mundo do bloguer devido a problemas de saude, mas estou de volta a ver as novidades por aqui. Continuas com a "casita" bem arrumada como sempre, tens o trabalhinho de casa bem feito como é costume.

Bom fim de semana.

Magnolia disse...

É extremamente positivo ver a aderência à ideia do prémio e um incentivo a continuar a vida do prédio. A menção voltará, com um carácter assiduo, mas talvez não semanalmente. A ver vamos.
JULIO 135, os agradecimentos também se estendem a quem merece prémios ou congratulações por ser um dos vistantes assiduos do prédio.
SARAH, volta com calma, volta brevemente, volta sempre. A ideia de premiar os comentários feitos no Edificio.
FANTASMA DO EDIFICIO, ainda bem que a primeira premiada é vista unanimente com um resultado consensual :) Mais virão. É verdade que cada vez que se revelam novas emoções de Ana e do Rafael, a alma é efectivamente entregue.
Um orgasmo virtual? Soa bem :)
As paredes do Edificio têm tendência a mudar. Não podendo agradar a gregos e a troianos, o mais fácil é seguir pelos desejos dos moradores. :)
ANONIMO DO ALGARVE, acima de tudo é importante que nos venham ler. Mas como em qualquer sitio, quem narra e quem protagoniza as histórias também gostam de feed-back. Para se sentirem elogiados, para se sentirem criticados, para melhorarem, para alterarem parte do que vivem. Porque todos nós somos influenciáveis. Agradeço-te as palavras e continua por aqui.
BAD GIRL, o filme Magnolia é uma das essências deste Edificio. Mas uma coisa tenho que te avisar. Seremos exaustivos em trazer-te para as reuniões de condominio. Até porque as deste prédio são distintas de tudo o que conheces de reuniões.
BLOGUES EROTICOS, a correcção no pórtico do Edificio será feita. Mas se me permites, o Narrador não é o maior adepto de acentos. Considera inestético. Mas em contra ponto, tenta ser perfeccionista no Português. Mesmo que nem sempre seja possivel. É um dilema interior que torna a decisão dificil. Com ou sem acento? lol. Mas irá ser feito :) O jacuzzi tem de facto um tubo de emergência para fogos incontroláveis. A gestora de condominio pensou em tudo. :)
Quanto ao Edificio ser uma série de televisão.... Se for arranjada a equipa adequada, é só vir a produtora. :)
Que o "blogues eróticos" venha cedo e bem.
SPICY ANGEL, uau! Isso é o resumo de um(a) leitor(a) perfeito(a). Afinal, até o Narrador tem consciência que não é fácil ler tudo, ainda por cima em tão pouco tempo. Espero que efectivamente possas comentyar tanta vez quanto te seja possivel. Gostamos de saber o feed-back de toda a gente, quanto mais de leitores obcecados. A obsessão faz parte da vida do Edificio, portanto quer-me parecer que este é de facto o teu blog :) E quando for possivel, os moradores vão ler os teus posts, que para já parecem muito aliciantes.
MARIA MERCEDES, e nós passamos por ti para dar um beijinho de saudades até ao próximo regresso.
FODASSEPAISTO, há uma vizinha como a Helena em quase todas as ruas. Talvez gostasses é de ter uma vizinha assim na tua casa :) Volta sempre.
TEMPLO DO GIRALDO, ter um leitor de Évora, que fala sobre o Alentejo e invoca a beleza da cidade museu e que brinca no nome com os dois ícones da cidade, só pode ser um poderoso leitor :) Ficas desde já a saber que este Edificio tem desde o inicio, um pedaço da magia do Giraldo.
Que os problemas de saúde sejam preocupações do passado e que para além das novidades de Évora, sejas um compadre para todos os moradores deste lugar :)

Anónimo disse...

Vim aqui ter nem sei bem como, sei que gostei muito do que li e que todas as histórias são extremamente viciantes.

Vou voltar.

Beijos

Sarah disse...

Voltei... e perdi-me!
Ainda só estive á conversa com o narrador, campainha a que toquei primeiro, por achar (e bem, parece-me) que aí iria encontrar o ponto de ligação entre todos os inquilinos. Como analista nata, precisei primeiro entrar no espírito do edifício.
Já fui conhecer os moradores e encantei-me com todos eles, à sua maneira. Agora vou espreitar a história de cada um deles...
Rendo-me a este edifício...
Rendo-me a esta escrita magnifica e cativante...
Rendo-me à curiosidade!
Continua com o excelente trabalho!
beijo doce

Magnolia disse...

SARAH, fantástico! Rendo-me à tua rendição. Espero que espreites cada uma das histórias, como pedaços diferentes da vida de um edificio, como pedaços de personagens que poderiam ser teus vizinhos. E sim, fizeste muito bem em ter começado pela campainha do narrador. Qualquer esclarecimento, não hesites. É sempre preferivel tirar uma dúvida com o narrador, do que meter a boca no trombone de qualquer morador. :)
Volta sempre, esperamos por ti.
beijinhos