sexta-feira

Periodo intenso

Está calor dentro do 2º esquerdo. A cozinha ainda liberta os vapores do jantar que foi preparado e agora está servido na mesa da sala. Tania sugeriu que nesta noite, toda a gente pudesse partilhar o mesmo jantar. Para convivio, para passar uma noite mais agradável, para ter um serão diferente daqueles que ela está acostumada a ter. Quem é essa gente? Filipe, o seu namorado. Lúcia, a sua amiga e colega de casa. Joana, a amiga colorida da sua amiga. E um convite para jantar a mais três pessoas não significa que seja ela própria a prepará-lo. Não. Tania é péssima a cozinhar. E a melhor justificação que consegue dar a Lúcia é que hoje não é um dia pródigo em mexer nos ingredientes e utensilios culinários. Ainda assim, Lúcia sabe que a amiga é mesmo má a cozinhar e deparou-se com duas soluções. Ou recusava um convite para um jantar que seja preparado por Tania, ou então fazia ela mesmo. O bacalhau com natas que está servido na mesa é então a solução encontrada por Lúcia para tornar a noite o mais agradável possivel. Ainda que tal não se apresente assim.
- Importam-se que ligue a televisão? - pergunta Tania.
- Para que a queres ligar? Não tens necessidade. - responde Filipe.
- Eu não me importo... - indica Joana.
- Sim, Tania. Claro que podes ligar. A novela já começou, não já? - diz Lúcia.
Tania lança um sorriso reconfortante para a parceira. Só mesmo ela a pode entender. Quando ela acende a televisão, percebe-se efectivamente que uma das novelas da noite já iniciou. Mas não é mais uma novela. É a novela preferida de Tania.
- Esta é a personagem que te tinha falado, Lúcia.
- Ela é bonita.... - solta a amiga.
- Namora com a que está sentada no sofá...
- Realmente, tem tudo menos ar de lésbica.
- Bem, ela diz que é bissexual, mas eu também achei que não estava encaixada...
- Não, Tania, ela está a representar.
Soltam-se alguns risos na mesa. Toda a gente já saboreou o prato divinal de Lúcia. A ama da casa esmerou-se, mesmo não estando com toda a disposição para agradar a todos os presentes.
- Lúcia!... - chama Filipe - Posso perguntar-te uma coisa?
- Se eu puder responder...
- Não é bem a ti...Quer dizer, é a ti, mas acho que a Joana também deve conseguir responder.
- Desembucha!...
- Vocês namoram?
Depois de Filipe lançar muito fixamente o olhar para Lúcia, gera-se um silêncio incomodativo na mesa. Do fundo, ainda são perceptiveis alguns diálogos saídos da televisão que prossegue mais um episódio. Tania levanta o olhar. Se à primeira reacção olhou para o seu namorado, como que a questionar o sentido de lançar uma pergunta tão descarada, logo de imediato a jovem olha para Lúcia. Também ela espera uma resposta, mesmo que saiba que a mesma não deveria ser dita ali.
- Como acho que deves perceber...Não preciso de te responder. No entanto, para que não tentes procurar a resposta de outra forma...eu respondo-te. E acho que a Joana pensa o mesmo.... Não namoramos....Somos amigas. Somos um pouco mais do que isso. Gostamos uma da outra. Mas não queremos assumir um compromisso...
- Não percebo porquê. - interrompe Filipe - Vocês dão-se bem. Passam o tempo juntas. Devem ter imenso em comum e partilham imensas coisas. Por isso é que não percebo porque vos custa assim tanto assumir uma relação....
- Talvez tu tenhas mais isso em mente do que nós... - interrompe também Joana - Quer dizer, tendo em conta o tempo que já namoras com a Tania e tudo isso...e não que seja mesmo da minha conta...Mas só assume um compromisso quem sabe que o cumpre...
Filipe bloqueia. De uma maneira assombrosa, a resposta de Joana deixa-o atordoado. No fundo, ele sabe que a jovem loira tem razão. No seu intimo, Filipe sente-se atingido com a resposta. E a confusão invade-lhe a cabeça. Aquelas palavras seriam indirectamente dirigidas a si? Ela poderá saber alguma coisa que o comprometa? O seu silêncio é revelador. No entanto, e perante as circunstâncias, só uma pessoa tem a certeza do objectivo das suas palavras. Joana. A sua amante baixa o olhar. Também Lúcia percebeu o que ela queria dizer, mas não queria comprometer-se ali, diante de todos. É certo que ela não esquece o beijo roubado na cozinha e as suas implicações. Mas ela não pretende desmascarar Filipe à mesa de jantar. Ela leva mais uma garfada à boca e apenas cinge brevemente o olhar na sua parceira de casa. Tania ouviu toda a conversa, mas algo lhe escapou. E só duas coisas lhe invadem a mente. A ousadia do seu namorado em afrontar as escolhas e decisões da sua amiga e da sua amante. O desenrolar da novela, que parece estar num momento de clímax.
- Deixem ouvir! Deixem ouvir! - grita Tania - .........Esta aqui é uma grande vaca....Aceitou o pedido de casamento daquele, mas está apaixonada pelo chefe...e já foi para a cama com ele. É tão, mas tão vaca...
- Amor, não leves isso tão a sério....
- Como é que não posso levar a sério?! Mulheres assim são falsas...Fazem-me confusão...
- Eu sei que tu não és assim, amor.... - continua Filipe.
Lúcia e Joana trocam o olhar entre si. A sensação de uma enorme hipocrisia diante delas atormenta-as. A mão de Filipe coloca-se sobre a da sua namorada. Como se a chamasse a atenção para o jantar e para não ligar tanto à novela. Depois de cativar Tania com o olhar, ele desvia a cabeça brevemente para Lúcia. Ela está confusa. Não consegue suportar aquela situação. Não consegue lidar com o facto de não perceber porque é que ele a beijou, quando vende um compromisso à sua colega de casa, amiga e paixão secreta. Joana percebe a troca de olhares. Aquele mundo não é dela, ela não se deve intrometer. Ainda assim, percebe exactamente o que se passa e procura controlar-se. Ela quer reagir. Uma tensão absorve o espaço onde os quatro jovens jantam. Inclusivamente, Tania pressente que o ambiente se tornou mais pesado. E enquanto olha para todos os presentes, procura perceber o motivo.
- O que vão fazer hoje, Lúcia? - pergunta Tania.
- Vamos sair...Ainda não sei onde vamos.
- Eu conheço um bar perfeito para vocês... - diz Filipe sarcasticamente.
- És capaz de te calar um bocadinho, amor?!
A única explicação que Tania encontra para o confronto que se coloca sobre a mesa é o facto de ele poder não gostar da presença de Joana. Tania sabe que a sua colega de casa não morre de amores pelo seu namorado. E que Filipe sempre demonstrou, em conversas privadas, que é um sentimento reciproco. A presença da loira na mesma mesa de jantar só pode intensificar esse choque.
- Nós até saíamos com vocês, mas hoje não estou nos meus dias...
- Deixa estar, Tania...Nós também não nos vamos demorar...
- Se chegarem cedo posso fazer um chá...
- Eu vou dormir a casa da Joana...
- Ah...Ok...
- Que pena... - solta Filipe - Eu gosto que durmas cá, Lúcia... Especialmente quando tens companhia...
- Filipe!!...Por favor!...Anda, preciso de falar contigo.....
Ao mesmo tempo que se levanta, Filipe mantém um sorriso pretensioso. O braço da sua namorada puxa-o e eles seguem caminho até à cozinha. Lúcia fica na sala com a sua amante. Joana está apreensiva. Dentro de si existe uma enorme vontade de desmascarar toda a situação. No entanto, pode ser um passo em falso. Para todos os efeitos, foi apenas um beijo. Um beijo roubado do qual mais ninguém assistiu. E tanto Tania pode não acreditar, como Filipe pode negar ou até criar um filme ainda mais inesperado. Quando Joana coloca a mão sobre o braço ansioso de Lúcia, ela sabe que, não obstante a vontade interior, aquele mundo não lhe pertence.
- Tens que contar-lhe, Lúcia.
- Não posso! Não posso, Joana....A rapariga acredita mesmo que ele o ama...Ela jamais iria acreditar que houve um beijo. E o mais certo era dar-lhe o crédito a ele.
- Como?
- O mais certo é ela achar que fui eu que o seduzi ou que o levei a isso....Eles namoram há imenso tempo, Joana...E isso vai fazer a diferença...
- Mas tens que arriscar....Eu sei que ela é tua amiga...Mas se ela se chatear com isso...Bem, é o problema o dela...Os amigos descobrem-se aí...Os verdadeiros...Tens que dizer-lhe!
- Não agora! Não assim....Se a magoo, nunca mais a tenho...
- Como assim?!
Joana sente-se confusa com a resposta da sua amante. Lúcia está em pânico e prestes a explodir. Ainda assim, a jovem loira sente que algo lhe escapa. Mais do que não pertencer àquele mundo, ela gosta de Lúcia. É uma amizade colorida, efectivamente. Disso ninguém dúvida. Mas senti-la assim distante, deixa Joana desorientada. Sem entender o que vai dentro da cabeça da jovem morena. Quando Lúcia gira a cabeça, olhando directamente para a amiga, Filipe e Tania voltam a entrar na sala.
- Desculpem...já voltámos. - diz Tania - O Filipe quer pedir desculpa pela forma parva como vos está a falar. Não queres, amor?
O casal de namorados volta a sentar-se na mesa e a pegar nos talheres. Tania sorri, mais calma com a sucessão de acontecimentos. Filipe já perdeu o sorriso presunçoso, mas mantém um ar confiante. Lúcia e Joana estão silenciadas, não percebendo exactamente o que podem esperar. Tudo está demasiado confuso.
- Amor?!....
- Sim...pois...Eu quero pedir-te desculpa...Aliás, quero pedir-vos desculpa...Eu às vezes sou um pouco bruto. Digo demasiadas vezes aquilo que penso, faço aquilo que quero...
- Lá isso é verdade... - solta a jovem loira.
- Joana.... - diz Lúcia.
- De qualquer forma, quero pedir-vos desculpa. Eu não tenho nada contra vocês, ao contrário do que a Tania pensa...ao contrário do que vocês possam achar. Eu peço desculpa...Acima de tudo a ti, Lúcia....Não me leves a mal...Eu quero que nós nos demos bem....Porque sabes...és boa pessoa, a Tania gosta muito de ti e....eu também gosto muito de ti...
Lúcia inspira fundo. Sofregamente. Ela aperta com força a mão da sua amante loira e antes de ter coragem de dizer algo indevido, levanta-se.
- Eu vou-me embora...Espero que tenham gostado do jantar...Eu vou-me embora. Já comeste, Joana?...Eu vou-me embora...
- Porquê?! - pergunta Tania surpreendida.
- Já se faz tarde e aqui não se aprende nada. Não me leves a mal, Tania. Vens ou não, Joana?
A convidada acena afirmativamente e prontamente levanta-se. Mesmo que não tenha ainda terminado o jantar. Lúcia está furiosa. Não consegue afrontar o olhar de ninguém, muito menos o de Filipe. O sorriso presunçoso dele regressa. A morena sabe que neste momento é uma bomba-relógio prestes a explodir. E antes que isso aconteça, ela procura sair de casa o mais depressa possivel. Pega no casaco, olha-se ao espelho que está colocado no hall de entrada e abre a porta. Joana sai em direcção à porta do elevador. Tania, ainda desorientada com o que se está a passar, levanta-se e acelera o passo em direcção à sua amiga, antes mesmo dela sair.
- Lúcia!....O que se passa? Ele pediu desculpa...
- Não, Tania....Estás longe de poder perceber o que se passa...
- Diz-me então o que se passa.
- Não posso...Não sei...não consigo dizer. Não...
- Não o quê?
- Por favor, fica e fala comigo...
- Não...a Joana está à espera...
- Então volta e falamos....
- Não, Tania! Eu vou dormir a casa dela....Hoje não....
- Porquê?! Bolas, sou a única que está com o período?
- És....Hoje vou sair, vou-me divertir e vou ter a minha foda....Amanhã, logo se vê...
- Tu é que sabes...Mas não estou a perceber.
- Pois....Posso confiar-te a loiça?
- Sim.....Podes....
O ar de estupefacção de Tania é enorme. A amiga aproxima-se dela, dá-lhe um beijo na testa e sai de casa. Tania dirige-se novamente para a mesa de jantar, procurando esquecer o que se passou. A novela ainda continua e ela ainda está sozinha em casa com o namorado. Mesmo que o corpo não permita, ela ainda pode ter uma noite agradável. Quando Lúcia entra no elevador, ela sabe exactamente o que se vai passar no 2º esquerdo. O mais provável é a sua parceira ajoelhar-se diante da mesa, abrir as calças dele e fazer um broche ao homem que a deseja, ao contrário de tudo o que se possa esperar. Joana olha fixamente para a amante, enquanto carrega no botão. Em silêncio, as duas jovens estudam-se mutuamente. Lúcia procura pôr de lado o que se passou no jantar e abre um sorriso. No entanto, algo também atormenta a mente de Joana.
- Vais ser sincera comigo? - pergunta a loira.
- Em relação ao quê?
- Tu estás apaixonada pela Tania, não estás?
Lúcia perde o sorriso. O elevador desce os dois andares e abre a porta para a entrada do Edificio. Joana continua a olhar para a amante e procura uma resposta.
- Falamos quando chegarmos ao bar...pode ser?
Joana acena afirmativamente. Há muito ainda a contar nesta noite. Há muito para reflectir. Há imensos pormenores a clarificar. E apesar de não estar em causa uma noite de prazer imenso para as duas amantes, amanhã muita coisa vai mudar.

4 comentários:

Anónimo disse...

Aos condominos do Magnólia
A tania assiste novela na TV, e nós leitores das narrações que ficamos angustiados com cada capitulo esperando os inesperados desdobramentos. No segundo esquerdo a temperatura está em franca ascensão. A panela de pressão está prestes a explodir com as revelações que estão por vir. Aguardemos a roer as unhas. lol
bjs molhados para as mulheres e abraços para o homens
Julio135

Anónimo disse...

HUm... e como será agora o desenrolar?...

Bjs doces

Anonimo do Algarve disse...

K indecisão a desta rapariga, o k vai ser dela?
Vai cá um suspence, aqui n se perde um unico episodio. Já marquei lugar p/ o proximo, isto está muito quente.

Obrigado pela visita

Bjs;)

luafeiticeira disse...

E ainda há quem veja telenovelas, quando aqui se desenrola a melhor novela de todas.
beijos